Atualmente empresas e líderes buscam cada vez mais aprimorar estratégias de trabalho em equipe entre os seus colaboradores para potencializar resultados, mas a implementação de um processo bem definido, que realmente mude a cultura da empresa, é cheio de desafios, e essa é a grande questão.
Portanto, por mais importante que seja, a implantação do trabalho em equipe leva tempo e requer mudanças na cultura organizacional, ou seja, no modo que a empresa interage com seus funcionários.
O trabalho em equipe é a prática de integrar o trabalho dos membros de uma equipe de forma a tornar a execução das tarefas mais simples e ágil, gerando um resultado melhor.
Cada colaborador tem um perfil, uma formação e uma visão de mundo que pode contribuir para o crescimento da empresa. Estas particularidades são chamadas de talentos complementares.
Assim como em uma partida de futebol, os jogadores precisam jogar juntos para levar a bola até o gol e obter vitória.
Em uma empresa, todos os colaboradores precisam estar em sintonia para alcançar os objetivos da instituição e fazê-la funcionar bem.
Têm alta produtividade, pois entendem que o grupo depende de seu trabalho.
Garantem agilidade nos processos e projetos, pois trabalham juntos.
Eliminam grandes falhas,
pois se comunicam melhor.
Contribuem para um clima organizacional positivo.
Agora que já aprendeu o conceito e vantagens, conheça
Nem sempre você vai estar no seu melhor dia, mas mantenha a tranquilidade e tente não acelerar seus colegas durante os trabalhos compartilhados. Todos nós sabemos que pressa é inimiga da perfeição, além disso, nem todos temos o mesmo ritmo de trabalho.
Suas ideias nem sempre serão escolhidas. O essencial é você saber ouvir a opinião do próximo, quem sabe as ideias dele não são melhores ou complementares às suas?
Nunca julgue seu companheiro de equipe por seu modo de falar, pela sua cor ou religião, isto fará com que sua imagem não seja bem vista. Quando pensar em falar algo sobre ele, pergunte-se se isso afeta, de alguma forma, o trabalho de vocês.
Não deixe de última hora ou que o seu parceiro comece o trabalho primeiro para depois iniciar a sua parte.
Se suas atividades estão ligadas às de outra pessoa, respeite os prazos.
Prometeu? Cumpra.
Lembre-se que, no trabalho, vocês são companheiros e devem estar juntos, por isso, ajude sua equipe, pois da mesma forma que eles precisam de ajuda, um dia você irá precisar.
Pode parecer clichê, mas só há um jeito de aprimorar seu perfil profissional: Trabalhando em equipe. É no dia a dia, atuando de forma intencional, ouvindo feedbacks e visando melhorar sempre que se aprende.
E então, já sabe quais características e habilidades você precisa aprimorar para trabalhar bem em grupo e ter sucesso no mercado de trabalho?
Te vejo no próximo curso!