A comunicação é uma ferramenta usada pelos líderes para influenciar comportamentos. O objetivo da comunicação na liderança é criar confiança entre os líderes e os colaboradores.
A comunicação possui um papel fundamental na liderança, porque, por meio dela os gestores usam estratégias para engajar os funcionários e isso impacta de forma positiva no clima organizacional.
Atrasos nas entregas;
Problemas nos relacionamentos interpessoais;
Desalinhamento dos projetos.
Portanto, o líder com boa comunicação contribui muito para a empresa, fazendo com que todos os envolvidos estejam motivados para realizar um trabalho de qualidade.
A palavra comunicação vem do latim communicare, ou seja, tornar comum.
A comunicação é um processo básico nas relações humanas.
O processo de comunicação é a troca de informações entre os indivíduos e por meio dela é desenvolvida a personalidade individual e coletiva.
Sob a ótica empresarial, a comunicação possui um papel fundamental, pois corresponde ao processo de troca de informações entre gestores e empregados.
Manutenção e socialização: É responsável por informar como o trabalho deve ser executado.
Inovação: Nesse tópico, a comunicação é responsável por informar mudanças de procedimentos e ideias que vão mudar o negócio;
Produção e controle: O objetivo da comunicação é instruir os funcionários na realização do trabalho e qual o resultado esperado
A comunicação na liderança é uma ferramenta que deve ser usada de forma estratégica para unificar todas as áreas e os colaboradores das organizações.
Portanto, se pergunte: Para onde vamos? Quais nosso objetivos? Quais meios vamos utilizar na comunicação?
Se o gestor se comunica de forma clara e passa confiança para os funcionários, ele motiva a equipe.
Os colaboradores sabem quando podem confiar no líder.
Quando uma companhia passa por uma crise e possui falhas na comunicação, isso pode se tornar um grande desafio para solucionar o problema.
Para enfrentar as adversidades, todos precisam estar cientes da situação e do papel que desempenham na estabilização da empresa.
Para a comunicação na liderança ser eficaz, as organizações precisam proporcionar aos colaboradores ferramentas para poderem emitir suas ideias e opiniões.
Se ainda está sendo usado modelos antigos, como caixa de sugestões, não existe a acessibilidade que o funcionário precisa.
Vimos que a comunicação na liderança é uma habilidade essencial para os gestores e traz muitas vantagens para a empresa.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como o gestor deve se comunicar com a equipe:
Um bom líder deve estar presente no dia a dia dos funcionários, deve ser objetivo nas reuniões, dar feedbacks com frequência e criar momentos para alinhar expectativas e reconhecer as conquistas da equipe.
Para que todos entendam as informações que você está transmitindo, você deve ser o mais claro possível. Cite qual o objetivo da tarefa, qual o prazo para execução, passo a passo para realizar e alinhe as expectativas de ambos.
O gestor deve conhecer quais os meios de comunicação mais efetivos para a sua equipe. Para que a mensagem chegue a todos de forma objetiva, use as ferramentas a seu favor.
Ao se comunicar, o gestor deve ser claro e objetivo. Não dê muitos detalhes técnicos ou informações irrelevantes, defina o foco da sua fala e envolva os ouvintes.
E então, já sabe quais características e habilidades você precisa aprimorar para trabalhar bem em grupo e ter sucesso no mercado de trabalho?
Te vejo no próximo curso!